A valorização dos conhecimentos e saberes populares das mulheres de comunidades ribeirinhas um enfoque no exemplo das mulheres tecelãs de Igarapé Miri, Pará

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Raimunda Gomes Maciel
Sra. Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo
Sra. Ana D'Arc Martins de Azevedo

Resumo

Esta pesquisa aborda a importância da valorização dos conhecimentos e saberes populares das mulheres que vivem nas comunidades ribeirinhas, com foco nas mulheres tecelãs do município de Igarapé Miri, no estado do Pará. O objetivo da pesquisa é analisar como valorizar esses saberes populares, promovendo o reconhecimento desses saberes como patrimônio cultural. O método empregado consistiu em pesquisas, entrevistas e registros dos conhecimentos e práticas das mulheres tecelãs. Os resultados apontaram que as mulheres tecelãs desempenham um papel fundamental na preservação da tecelagem de fibras naturais e na transmissão desse conhecimento de geração em geração. Além disso, que elas enfrentam desafios decorrentes das influências do capitalismo moderno. Conclui-se que a valorização dos saberes populares das mulheres ribeirinhas é essencial para preservar a diversidade cultural e fortalecer essas comunidades.

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Artigos
Biografia do Autor

Sra. Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo, Universidade da Amazônia

Doutora pelo programa de Pós Graduação em Administração PPAD pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 2020. Mestrado em Ensino Superior e Gestão Universitária pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 1998. Atualmente exerce funções de Reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA). Reeleita Presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Estado do Pará. Membro do Conselho Municipal de Educação (CME) de Belém, como representante do sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (SINEPE). Presidente do Conselho Curador da Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia ( FIDESA). Presidente da Escola de Reitores do Estado do Pará (FIESPA). Diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). Diretora Regional do grupo Ser Educacional. É Membro da Academia Paraense de Letras (APL). Professora Orientadora na MUST UNIVERSYTI. É Docente permanente no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Comunicação Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA. Pesquisadora/ Coordenadora da linha relações de gênero do grupo de pesquisa GEPIDIi/ UNAMA. Pesquisadora no grupo de Pesquisa em Inovação e Gestão organizacional GPIGO/UNAMA. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Escolar, Construção do Conhecimento, Formação de Professores, Mulher.

Sra. Ana D'Arc Martins de Azevedo, Universidade da Amazônia

Curriculista na área de Educação/Saberes/Culturas, com ênfase em Educação Quilombola da Amazônia. Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) (2011). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) (2007). Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) (2001). Especialista em Educação Especial com enfoque inclusivo (2015). Especialista em Supervisão Educacional (2000). Graduação em Pedagogia pela União do Ensino Superior (UNESPA) (1989). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora Titular do Programa Stricto Sensu em Comunicação, Linguagens e Culturas e do Programa Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da UNAMA. Avaliadora de Cursos e de IES do INEP/MEC. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas" - EDUQ/UEPA. Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão - GEPIDI/UNAMA. Pesquisadora do NEAB/UEPA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social. Pesquisadora da Linha de Pesquisa Cultura, Territórios e Comunidades Tradicionais. Pesquisadora da Plataforma Saber Ser. Atua em áreas: Educação Escolar em Quilombos na Amazônia. Interdisciplinaridade em processos educacionais e culturais. Educação e Currículo. Diversidade Cultural em contextos escolares e não escolares. Relações étnico-raciais.